terça-feira, 24 de maio de 2016

25 de Maio, dia do Massagista - Parabéns a todos, especialmente Rudivan De Lara, o Preto, do VEC e AAV



Os massagistas desempenham uma missão fundamental na recuperação dos “artistas” e na estrutura do clube. Sempre que a vedeta “torce uma unha” e rebola no chão, mesmo que seja só para enganar o árbitro e arrancar uma penalidade, uma falta perigosa, ou mesmo um cartão amarelo ou vermelho para o adversário, lá estão eles prontos a fazerem um sprint vigoroso e, quanto mais não seja, aplicar o chamado spray milagroso, que “cura” quase todas as mazelas.
No dia 25 de maio é comemorado o dia do massagista. Essa profissão foi regulamentada em um projeto de lei que data de 1961. A atuação da massagem se dá no campo da estética, do desporto, da prevenção e da terapêutica, tendo como objetivos a recuperação de sequelas e reabilitação de indivíduos, além de promover a saúde. O reconhecimento legal do massagista é anterior ao de diversas outras profissões da área da saúde, tais como: fisioterapia, psicólogo, profissional de educação física, enfermagem etc. como uma arte milenar de cura e auto cura, teve início com as mãos, pois é com as mãos que naturalmente se alivia a dor.
O massagista é um especialista que concentra sua ação nas massagens e tem a responsabilidade de dar as primeiras assistências aos atletas nos locais de treinamentos e jogos. Seu principal trabalho para com o atleta é acelerar o processo de recuperação, além de reduzir a fadiga, as tensões musculares e articulares. Os médicos também recebem assistência permanente do massagista. Cabe a esse profissional providenciar e controlar a ingestão de medicações e dos líquidos orientados pelos especialistas do setor de saúde durante os treinamentos, nos dias de jogos, durante os jogos e após os mesmos. É importante que o massagista tenha conhecimento sobre os procedimentos básicos de primeiros socorros em atividades esportivas. O desconhecimento pode fazer que ele deixe de adotar medidas elementares e pode levar a manobras inadequadas sobre um atleta lesionado. Em muitos casos, isso acarreta no agravamento de uma lesão ou em complicações que poderiam ser evitadas. Por todos esses fatores, a atuação do massagista deve ser dinâmica e rápida, mas colocada em prática com serenidade. O profissional não pode ser precipitado e precisa antecipar os procedimentos técnicos adequados para a especificidade de cada caso.
Parabéns a todos os massagistas, sejam eles de clubes profissionais ou de equipes amadoras. Mas, em especial, a um profissional dos mais conceituados da região, que atua junto ao Veranópolis Esporte Clube e a Associação Veranópolis, mas que também diariamente atende dezenas de pessoas em Veranópolis, junto ao estádio da Palugana. Parabéns Rudivan De Lara, o Preto, pelo dia do Massagista.



Veranópolis: VEC/Faucom tem jogo fundamental nesta quarta no ADF

Nesta quarta feira a equipe Júnior do VEC/Faucom tem compromisso importante diante de seu torcedor no ADF. O time do técnico Sananduva joga contra o Santa Rosa em partida atrasada, e que acontecerá à partir das 15:30 horas. Para o VEC somente a vitória interessa neste jogo. Se o VEC/Faucom vencer continuará tendo possibilidade de classificação, em caso de empate ou derrota o time estará fora da próxima fase do estadual. Para este jogo o torcedor Pentacolor deverá se fazer presente e ajudar os garotos a buscar o resultado positivo. 
O VEC tem, além deste, mais um jogo pelo campeonato que será disputado no próximo domingo, neste o adversário será o Cruzeiro também no ADF. O Pentacolor precisa de vitória, na quarta e no domingo, e precisará também torcer para que o Passo Fundo que vai jogar contra o Osoriense, em Osorio, também no próximo domingo, não vença. 
Com duas vitórias, e o empate, ou derrota do Passo Fundo, o VEC estará na próxima fase.  

Nova Prata: Escola Guerino Somavilla é campeã no Handebol do JERGS


Segunda e terça feira aconteceu em Nova Prata o JERGS, categoria handebol. Os jogos aconteceram no Ginásio Tiradentes. As meninas da escola Guerino Somavilla chegaram a final, e na última partida, a final, enfrentaram a EMEF Josué Bardin e conquistaram o primeiro lugar na categoria infantil. 
Os meninos da Guerino Somavilla disputaram a final contra a EMEF Ângela Paludo e acabaram na segunda colocação, tendo a escola Ângela Paludo como campeã. Agora as meninas do Guerino, e os garotos do Ângela disputarão a fase regional que ainda não tem data marcada.

Nova Prata: Vem aí o Terceiro Campeonato de Basquete 3X3


Nova Prata: Samuel Rodrigues é o novo supervisor do SER Amigos

O SER Amigos de Nova Prata tem um novo supervisor para levar adiante o projeto das escolinhas. Agora Samuel Rodrigues passa a compor a equipe de trabalho na temporada de 2016. O projeto social em Nova Prata do SER Amigos conta com mais de 100 alunos, e Samuel vai assumir como supervisor da escolinha e da equipe de veteranos também. 
O Amigos é uma das poucas entidades com transporte gratuito na cidade para todos os alunos isso tudo graças a um projeto com o apoio da comunidade e uma parceria com a Prefeitura Municipal que sede o Estádio Municipal e o Ginásio Municipal. Um projeto modelo para as escolinhas, e que vem crescendo em Nova Prata.

Copa Libertadores do Nordeste: Cavaleiros e Paranaguá largaram na frente


Na tarde de domingo, 22 de maio, foram realizados os jogos de ida da semifinal da Copa Libertadores do Nordeste. Jogando em Vacaria, a equipe do Ferroviário enfrentou o Cavaleiros F.C e perdeu por 3 x 1. Num jogo bastante movimentado, o Ferroviário abriu o placar logo aos seis minutos de jogo com gol do artilheiro Joceir. A equipe da casa chegou ao empate aos 15 minutos com gol de Gabriel Vieira Ceará. A equipe do técnico Eder Vanzin criou boas chances de gol, mas parou na bela atuação do goleiro Turella. Aos 35 minutos, Jean Borges Consorte, em cobrança de falta, virou o placar para a equipe treinada por Volmir Bolzani. Aos 11 minutos da etapa final, Guilherme Melão marcou o 3º para o Cavaleiros F.C e fechou o placar em 3 x 1. No jogo da volta, o Ferroviário precisa vencer por 2 x 0 para levar a decisão da vaga para as cobrança de penalidades máximas e continuar sonhando com o pentacampeonato. Por outro lado, a equipe do Cavaleiros F.C pode até perder por 1 x 0 que estará na final. 



Na outra semifinal, a equipe do Paranaguá venceu o Grêmio Tuiuty pelo placar de 3 x 2 no Estádio dos Eucaliptos. Fabio Luiz, Aldo e Alemão marcaram para a equipe de Nova Roma do Sul. Frapa e Jones anotaram para o representante de Bento Gonçalves, que jogou em casa. No jogo do dia 29, a equipe do Paranaguá joga pelo empate para chegar a final. A equipe do Grêmio Tuiuty precisa vencer por dois gols de diferença para garantir a vaga no tempo normal.

Resultados – Jogos de Ida das Semifinais 
Cavaleiros 3 x 1 Ferroviário 
Grêmio Tuiuty 2 x 3 Paranaguá


Fonte: Maicon Pan - http://piccoloesportivo.blogspot.com.br/

Adenor Bachi, o Tite, voltou ao ADF